jueves, 4 de septiembre de 2014

AGORA PODES LEVAR A HERANÇA DO CONTADOR DE CONTOS RAFO DIAZ PARA CASA!

By Nyangala Zolho.


O amor por contar historias, a escrita e a poesia tem estado sempre com o Rafo Díaz, um homem que voltou-se famoso por sua habilidade para comover as pessoas de todas as idades com a arte de contar contos. Quando nos lhe perguntamos porque tinha decidido por as suas palavras nestas três curtas historias, Rafo explicou que não foi a sua ideia.

“O projeto para criar estas histórias vem do público. Todos aqueles que se voltaram seguidores dos meus contos e que me tinham visto contar contos nos shows ao redor da cidade de Maputo, diretamente pediram de fazer estes livros. Depois dos shows, a cada vez, foi mais comum que as pessoas perguntaram onde é que poderiam comprar a história que lhes tinha contado. Então, este foi um projeto pessoal, mas iniciado por aquelas pessoas que queriam ver estas histórias ter vida num livro. Não tinha editor e os livros não estavam dirigidos a nenhum mercado senão ao meu próprio mercado. São o resultado de um interesse mostrado pelos fans".



A criação destes livros foi um processo coletivo, que envolveu aos músicos Kathleen Boon, Alvaro Benedicto, Nicolás M’Sagarra e Anna Zarberg. Sem o apoio deles, diz Rafo, estes livros não seriam uma realidade.

Tão perto de casa, este projeto tem envolvido também aos filhos do Rafo, Maya e Camilo Díaz, como ilustradores das fantasias do seu pai, assim como a Escola Francesa Internacional de Maputo que produz a tradução para o Francês. Rafo, diz que Maputo ainda precisa de aprender a arte de contar histórias que tem encantado a muitas culturas, até o ponto de criar Festivais de Contadores de Contos em muitos lugares do mundo.


“É algo comum e errado ligar ao contador de histórias só com as crianças. Mas diz-me, quem achas que escuta com mais atenção as minhas histórias, os filhos ou os pais? As minhas histórias são para as famílias. Há uma frase muito popular que disse que os contos não estão cá para adormecer as crianças senão para acordar aos adultos”.

Todos acreditamos nas histórias que nos faz sentir algo. As vezes há pessoas que encontro nas ruas e que me contam, de que a mensagem de uma das minhas histórias tinha-lhes deixado pensando em algo que tinham experimentado ou que tinham esquecido.

Num mundo onde frequentemente não estamos presentes por causa da tecnologia, o contador de historias  nos traz de regresso o calor humano. A traves das historias discutimos feitos sociais, económicos e temas políticos, que preservam o facto de... Ser humano".


Se dantes você só tem experimentado as palavras sábias do Rafo, ao escutar um dos seus maravilhosos contos, você pode agora levar as suas histórias para casa e compartilhar com os amigos e a família, a arte da narração de Contos.

No hay comentarios:

Publicar un comentario