miércoles, 6 de julio de 2011

Resposta Coreográfica a Exposição “Jiboia Gigante” de Rafo Díaz

Este trabalho pretende ser, uma prolongação da obra visual do Rafo Díaz. Inspirados nas linhas ondulantes, simétricas, nas intermináveis espirais; nas cores intensas que nos levam a tempos e espaços remotos, as marcas que deixam as suas obras quando fechamos os olhos qual reverberação de um murmúrio ondulante. Tudo isto nos faz ser cúmplice da sua obra, de esse fascínio pelas jiboias, animais ancestrais, que vagam pelo mundo.



Rodeadas de misticismo e superstição representantes de deidades até alegorias para o mundo que nos devora até arrebatar nos o amor assim som elas belas e poderosas, sensuais e mordazes.



Se bem que a jiboia muda de pele na primavera o dançarino muda cada vez que encarna uma personagem. Cada dançarino uma entidade e em colectivo uma unidade.



Coreografia: Yula Cisneros Montoya

Música: Silvio Rodríguez

Dançarinos: Membros do Programa de Apoio À Dança, PAD

Ademar Chaúque
Adriana Jamisse
Atalia Massinga
Cheto Binda
Elisângela Rassul
Elísio Chindia
José Zanlia
Mariana Miguel
Odete Dabula







PROGRAMA DE APOIO À DANÇA

Um programa de apoio à dança com auspícios do governo do Reino da Noruega através do programa MoNo. O Programa de Apoio À Dança, PAD, tem como objectivo capacitar profissionalmente aos participantes através de seminários (doze horas por semana) em técnicas de dança, performance e pedagogia ao longo do ano 2011 acolhidos no Centro Cultural Ntsindya. Os cursos são desenhados para estimular a capacidade física e intelectual dos participantes, para que eles possam incorporar e disseminar os conhecimentos e habilidades adquiridos nos seminários nas comunidades dancísticas as que pertencem. Os seminários trabalharão no sentido de preparar mais dançarinos moçambicanos para que possam entrar e completar educação superior em dança. O futuro da dança em Moçambique depende na criação de indivíduos melhor educados que possam navegar o extremamente competitivo mundo das artes cénicas.

Diretora do Programa: Yula Cisneros Montoya (yucisballet@yahoo.com)

No hay comentarios:

Publicar un comentario