miércoles, 6 de julio de 2011

JIBOIA GIGANTE EXPO ARTE




Nyoca.

As Jibóias Gigantes têm estado presente em muitas culturas da antiguidade, sempre rodeadas de misticismo e superstição. Os druidas celtas, os egípcios, os persas, os índios orientais, os asiáticos, os mongóis, algumas tribos da Polinésia, e os indígenas americanos, consideraram a Jibóia Gigante como símbolo da sabedoria, da saúde, da sexualidade, da vida e da ressurreição.



Yacumama.

A Jibóia é um animal que aparece e desaparece, que muda de pele na primavera e que renasce depois de um longo inverno de frio e de morte. Se está enroscada, formando um círculo, representa o símbolo solar, a fonte da vida e o poder, o senhor do universo. Se morde a sua cauda, significa união eterna, ainda que mora na terra, é também o senhor das águas, e desliza-se com o movimento de uma onda, ou ascende pelos ramos das árvores pendurando-se neles como uma fruta mortal.


Sucuri-malhada.

Mas, para além de estar inspirado em múltiplas ocasiões por lendas e mitos populares, algumas espécies de serpentes podem atingir umas dimensões verdadeiramente descomunais. Na actualidade continuam existindo testemunhos de aldeias inteiras nas amazonas, que falam do aparecimento de serpentes gigantes. No ano 1947 o Jornal A Época, do Brasil, publicou uma foto do que seria a carcaça de uma Anaconda que teria uns 20 metros de comprimento. Foi nomeada o Titanus gigantus. Sem ter de ir mais longe, há uns anos, numa aldeia perto da cidade onde nasci, umas 200 pessoas afirmaram ter visto, uma Sachamama ou “Serpente Gigante” de 40 metros.


Sucuri-amarela.

Eu, das serpentes grandes, não só tenho admiração por todo o misticismo e mistério que as rodeia, como também, pelo gosto dos padrões, dos desenhos das suas peles. Estas marcas, de cores e formas extraordinárias, levaram-me a descobrir e a ter uma visão diferente da minha própria arte, levando-me a mudar o estilo das minhas criações, e a uma reflexão profunda sobre as minhas propostas artísticas, razoes pelas quais, eu pessoalmente sinto imensa gratidão pelas serpentes gigantes.


Sanajeh indicus.


Jiboía moçambicana.


A jiboía e a lua.


Anfisbena.


Anacondas.

2 comentarios: